sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ontem realizou-se a 4a e última iniciativa Vamos!

No largo de S.Domingo (ao Rossio), realizou-se ontem mais uma iniciativa Vamos! Com intervenções partindo do tema Globalizar com direitos, garantir a paz e a solidariedade, foram variadas as interpretações. Vítor, da Associação de Cubanos Residentes em Portugal, juntou-se à tertúlia-protesto, intervindo sobre a necessidade de solidariedade internacional, entre todos os povos do mundo, desde Cuba a Portugal, Irão ou Afeganistão, sempre a favor da liberdade e contra a pobreza. Como contraponto, foi identificado o papel da NATO como organização mundial militar.

A NATO foi de resto nomeada em várias intervenções. Também Ricardo Robles, da PAGAN - Plataforma Anti-Guerra-Anti-NATO, realizou uma intervenção onde relacionou gastos militares, intervenção militar da NATO e o desiquilíbrio de orçamento e de justiça que representa, hoje, em Portugal, aumentar os financiamento do Ministério da Defesa em 15% ao mesmo tempo em que se exige às pessoas que trabalham sacrifícios enormes, apenas para que alguns poderosos possam continuar a acumular.

A luta pela auto-determinação do povo Saraui e da Palestina também estiveram em foco. Eduardo Pinto Pereira falou contra as posições esmagadoras e castradoras do governo de Espanha, de Marrocos e de Israel, tantas vezes, desrespeitando decisões da ONU ou do Tribunal de Haia.

Outras intervenções, de subscritores e ou companheiros que por lá passaram, falaram de solidariedade entre trabalhadores, liberdade e necessidade de uma globalização alternativa a globalização predadora. No último dia das 4 iniciativas Vamos!, ficou, em todos e todas as activistas que se juntaram para concretizar este espaço, a certeza de que é o espaço da rua aquele que deve e merece ser ocupado contra a crise. 

A rua, ocupada pelas ideias e pelas pessoas, contra o consenso que nos impõe uma dívida originada pela ganância.

Sem comentários:

Enviar um comentário