sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Vídeo :: Democracia, Serviços Públicos (23 Setembro)

Aconteceu ontem a 2a iniciativa "Vamos!". Mais uma vez transformámos o espaço do Largo de S. Domingos num espaço da palavra pela intervenção. Desta vez, ainda mais pessoas, mais intervenções, mais debate. Com internveções de várias pessoas que passaram pelo largo, passando também por intervenções de vários subscritores do Manifesto, como Romana Sousa - Ama da Segurança Social e membro da Associação das Profissionais do Regime de Amas, Carla Bolito - Actriz e membro da Plataforma do Espectáculo e Audiovisual, Mara Carvalho - Médica de Família ou Eduardo Pinto Pereira - Trabalhor dos CTT.

O dia de ontem teve a participação fundamental de dois grupos de músicos do Bairro da Outorela, Carnaxide. Ampliou-se assim a capacidade de juntar pessoas, de intervenvir com as palavras da música, e de demonstrar que não é possível resignarmos-nos às condições a que nos remetem, seja no bairro, na escola, na cultura ou nos serviços públicos de forma geral.

Aproveitando um desfile de estudantes mais interventivos, houve ainda espaço para a controvérsia sobre educação, da qual se relevou a importância da democracia nos espaços escolares (ou a sua ausência) e a dificuldade de acesso aos vários níveis escolares por parte das pessoas, designadamente das mais pobres.

No Porto, devido às màs condições climatéricas não foi possível concretizar a iniciativa. No entanto, não sendo possível realizar o protesto em Santa Catarina, não deixaram de se juntar várias dezenas de pessoas que aproveitaram para explicar ou divulgar a iniciativa e de lançar desde já o compromisso de que nos próximos dias haverá novidades sobre o Vamos! no Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário